top of page
  • Foto do escritorhrestart

Inteligência artificial: ferramentas para usar no Onboarding

Os processos de Onboarding nas empresas estão em constante evolução. Começaram lá atrás, com aquela típica reunião no primeiro dia, onde todas as informações necessárias eram passadas. Um processo muito bem-vindo. Porém, com o tempo, ficou claro que essa metodologia já não era tão eficiente. Então os profissionais de RH começaram a criar apresentações e documentos, compartilhando informações a respeito do cargo, cultura, e principais processos e expectativas da empresa. Mas logo ficou claro que essa maneira de fazer Onboarding também não era tão encantadora, e poucos profissionais realmente se engajavam com a cultura e o propósito da empresa em seus primeiros dias na organização. A partir daí, os profissionais de Recursos Humanos perceberam que existe um recurso muito valioso para ajudá-los a estruturar um processo de Onboarding de pessoas colaboradoras verdadeiramente memorável: a tecnologia. 


Assim, Plataformas de Onboarding Digital se tornaram uma tendência nas áreas de Recursos Humanos das empresas, já que permitem que o RH envie o conteúdo certo na hora certa, distribuindo essas informações e notícias ao longo de toda a jornada da pessoa colaboradora na empresa. Mas nesse processo existe uma etapa que exige tempo e dedicação dos profissionais de RH: a criação de conteúdo. 


Por mais que as Plataformas de Onboarding Digital acelerem, e muito, a eficiência operacional e a produtividade do RH, pensar e construir conteúdo pode ser desafiador para algumas pessoas. Mas quem disse que essa criação precisa vir exclusivamente de você? Hoje, a inteligência artificial está desempenhando um papel fundamental na área de Recursos Humanos como um todo, e no Onboarding isso não é diferente. 


Hoje vamos explicar como a inteligência artificial vem revolucionando a maneira de se fazer Onboarding, e quais são as cinco ferramentas de IA que podem ajudar você na hora de integrar seus colaboradores. Vamos lá?


O que são ferramentas de inteligência artificial?


Ferramentas de inteligência artificial são softwares que utilizam algoritmos avançados para realizar tarefas que normalmente exigiriam inteligência humana. Incorporar essas ferramentas ao seu processo de Onboarding pode ser mais simples do que você imagina. Atualmente, existem inúmeras ferramentas de inteligência artificial gratuitas, projetadas para pessoas com qualquer nível de experiência. Unindo a acessibilidade dessas ferramentas ao conhecimento dos profissionais na área de Gente e Gestão, você terá uma ferramenta valiosa para aprimorar sua rotina de Onboarding. Continue lendo para compreender os principais motivos pelos quais você deve considerar o uso de IA em sua estratégia de Onboarding.


As principais vantagens de utilizar inteligência artificial no Onboarding


Economia de tempo


Profissionais de Recursos Humanos sabem que o tempo é um recurso valioso. Com o auxílio de uma ferramenta de IA, é possível gerar conteúdo de Onboarding em questão de segundos, poupando um tempo precioso para sua equipe de RH. Isso permite concentrar-se mais nos aspectos estratégicos da integração das pessoas colaboradoras.


Não há mais falta de inspiração


Em algum momento, todo profissional de Recursos Humanos já experimentou um bloqueio criativo na hora de escrever seu conteúdo de Onboarding. Felizmente, uma ferramenta de IA nunca enfrenta esse problema, garantindo uma inspiração infinita para novos conteúdos. 


Conteúdo padronizado


A IA assegura que a mensagem da sua marca empregadora permaneça consistente em diferentes canais e plataformas. Ao gerar conteúdo com base no tom de voz da marca, a ferramenta de inteligência artificial é capaz de manter a linguagem e o estilo em todos os seus conteúdos de Onboarding.


Experiência da pessoa colaboradora

As ferramentas de inteligência artificial oferecem uma experiência encantadora para receber seus novos talentos. Ao conectar essas pessoas à organização com um conteúdo que seja criativo e cativante, seu RH conseguirá despertar a curiosidade delas, o entusiasmo e o desejo de aprender mais. Isso aumenta o envolvimento e ajuda na compreensão da organização como um todo.


Agora que você aprendeu os benefícios que a inteligência artificial pode trazer para o seu processo de Onboarding Digital, se ligue nessas dicas de aplicativos disponíveis para você utilizar: 


Cinco ferramentas de IA para ajudar você a construir conteúdo de Onboarding


1. Gemini - Inteligência artificial do Google 


O Gemini é a inteligência artificial desenvolvida pelo Google, conhecido por sua alta confiabilidade e segurança. Ele tem a capacidade de se integrar a diversos websites, plataformas de mensagens e aplicativos. O Gemini consegue responder às perguntas dos usuários utilizando uma linguagem mais natural, além de aperfeiçoar a própria ferramenta de pesquisa do Google. Essa ferramenta é capaz de auxiliar em uma variedade de tarefas, incluindo programação e resolução de problemas matemáticos. A ferramenta também pode ser útil ao oferecer assistência para escrita, planejamento e aprendizado. A Hrestart,  startup acelerada pelo Google, está aproveitando essa inteligência artificial em toda sua plataforma de jornada de Onboardingunindo a tecnologia à área de Recursos Humanos. Isso resulta em uma maior eficiência operacional para as atividades de Gente e Gestão.


2. Clarice.ai - Inteligência artificial para revisão de textos


Pessoas acostumadas a escrever muitos textos sabem que revisá-los não é nada simples. Para garantir que a sua mensagem será passada corretamente e sem erros gramaticais, você pode usufruir da ferramenta Clarice.ai. O diferencial desse software é que, além de sinalizar se o texto apresenta erros ortográficos e gramaticais, a ferramenta se adapta à forma como você escreve, e dá dicas de como aprimorar o conteúdo, sugerindo mudanças que vão desde a estrutura da frase até o excesso de advérbios no texto.


3. Canva - Inteligência artificial para criação de apresentações 


O Canva é um aplicativo muito popular para edição de imagens e criação de apresentações. O software conta com centenas de modelos prontos disponíveis para serem editados e utilizados de acordo com as suas necessidades. Mas a novidade aqui é que o Canva agora conta com uma ferramenta integrada que o permite gerar imagens através de inteligência artificial. 

Você pode criar elementos visuais para ilustrar sua apresentação, ou até mesmo criar slides do zero. Utilize essa ferramenta para elevar o nível das suas apresentações e garantir que as informações relevantes do seu processo de Onboarding sejam transmitidas de maneira ainda mais assertiva. 


4. Lumen5 - Inteligência artificial para criação de vídeos


O Lumen5 é uma ferramenta de IA que cria apresentações em formato de vídeo, de forma simples e intuitiva. Você só precisa adicionar o texto que você quer que esteja no seu vídeo, e ele escolhe automaticamente as melhores imagens gratuitas disponíveis no acervo, o melhor formato de apresentação, cores e tipografia. E a melhor parte é que tudo é personalizável, e você poderá ajustar esse material de acordo com o que você precisar. É a solução ideal para profissionais de Recursos Humanos que querem construir um conteúdo que prenda a atenção, sem desperdiçar horas de trabalho. 


5. ChatGPT - Inteligência artificial para criação de textos 


Provavelmente a mais famosa da lista, esse software de inteligência artificial interage com o usuário por um chat e é capaz de responder praticamente todo tipo de pergunta. Indo além das respostas simples, o ChatGPT também consegue criar textos com ótima estrutura e conteúdo. Experimente utilizar o ChatGPT para escrever seus conteúdos de Onboarding, considerando o tom de voz e o posicionamento da marca empregadora, e tenha esse conteúdo completo em poucos instantes. 


Ao integrar ferramentas de inteligência artificial ao seu processo de Onboarding, você não apenas economiza tempo valioso como também oferece uma experiência mais envolvente e consistente para as pessoas que chegam na sua empresa. Experimente incorporar essas soluções inovadoras e otimize sua estratégia de Onboarding hoje mesmo!


Caso queira aprimorar ainda mais seu processo de Onboarding Digital, desde a proposta salarial, nós da Hrestart somos especialistas no assunto e podemos te ajudar com essa jornada. Quer saber mais? Estamos ansiosos para te ajudar! 









23 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page