A pandemia forçou um salto quântico em relação à adoção do trabalho remoto, adiantando tendências tecnológicas. Você, profissional de RH, conhece essas tendências e como estão afetando nossa área?
A pandemia serviu de empurrão para algo já previsto: a transformação digital está determinando a nova maneira de fazer as coisas.
Uma pesquisa recente da UnB apontou que 54% dos empregos formais irão desaparecer até 2026. O principal motivo é o uso de novas tecnologias no mercado de trabalho. Longe de ser um cenário do filme Exterminador do Futuro em que máquinas substituem e subjugam a humanidade, a realidade apresenta uma perspectiva um pouco mais agradável.
A tecnologia permite ver o que realmente importa. Isso é algo especialmente válido se você é profissional de RH, pois é a tecnologia que está permitindo que a área de RH alcance seu verdadeiro propósito.
Realidade x Expectativa em RH
Durante toda a formação, seus professores – experientes nas melhores leituras e práticas do mercado – apresentam conceitos incríveis. Você descobre que gestão de pessoas é essencial. Se haviam dúvidas se RH era para você, acabaram ali.
Você é apresentado a um mundo onde estratégias inteligentes tornam empresas mais humanas – e olhe só – mais produtivas! Aprende a como criar uma cultura organizacional de brilhar os olhos, desenvolver competências e a contribuir com o desempenho organizacional da melhor maneira possível. Mais do que qualquer coisa, te ensinam que Departamento Pessoal e RH são coisas completamente diferentes.
Na prática? A coisa fica um pouco confusa.
A ironia é que realmente as empresas precisam daquele profissional de RH que você sempre sonhou ser. Afinal, a área de RH tem um papel importante na busca por talentos e garantir que possam alcançar seu potencial máximo.
Mas como fazer isso quando a área de RH está se dedicando exclusivamente a operações manuais, maçantes e repetitivas? Não dá.
A área de RH, como o conhecemos hoje, está destinada a desaparecer.
No lugar, estarão equipes completamente adaptadas ao mundo digital. Usando indicadores e relatórios em tempo real, serão o centro da inovação. Se ainda ficou na dúvida, continue lendo que apresentaremos como a tecnologia já está reinventando a área de Recursos Humanos.
Tecnologia e RH na busca por novos talentos
A lógica tradicional funciona assim: abre uma vaga na empresa, você faz o anúncio, chove meia centena de currículos, você verifica cada um deles e depois parte para as entrevistas.
A digitalização muda essa lógica. E não estou falando de simplesmente automatizar processos, mas sim de uma mudança da mentalidade.
Empresas inovadoras não ficam esperando que o candidato venha até elas exatamente quando ela precisa. Ao contrário, se dedicam a chegar nestes talentos antes de seus concorrentes. É nessa linha de pensamento que surgiu o conceito de marca empreendedora, ou Employer Branding. Até fizemos um artigo sobre o assunto e como tem relação com a experiência do colaborador.
E redes sociais são aliadas, pois permitem a publicação de conteúdos que atraem profissionais do perfil da empresa. O LinkedIn, por exemplo, é uma rede social preparada para localizar profissionais e facilitar o recrutamento. Com pouco investimento, é possível direcionar conteúdos nas telas dos candidatos – através de anúncios pagos (Social Ads).
Outras possibilidades que a tecnologia oferece:
na seleção: ferramentas que usam inteligência artificial para filtrar e atrair potenciais talentos;
nas entrevistas: ferramentas que permitem usar vídeo conferências para conversar com os candidatos e testá-los de maneira completamente interativa;
na admissão: ferramentas que permitem digitalizar completamente o processo de admissão. Sem dores de cabeça com validação no e-Social ou correria para conseguir assinaturas, por exemplo.
Agora, tudo pode ser digital.
O RH e Onboarding de profissionais por meio da tecnologia
A admissão digital é apenas o começo da grande jornada do colaborador dentro da empresa. É o pontapé inicial, seguido pela adaptação à cultura da empresa.
É a fase de Onboarding.
Apesar de importante, o Onboarding não é tão bem trabalhado nas empresas . O principal motivo é que envolve muita dedicação de tempo, preparo de treinamentos e muita papelada.
Mas novas tecnologias têm mudado este cenário, tornando o Onboarding mais acessível:
plataformas digitais para gerenciar benefícios;
integrado às folhas de pagamento, automatizando cálculos e relatórios;
Onboarding completamente digital, oferecendo conteúdo aos colaboradores de várias formas como artigos, vídeos e podcasts;
treinamentos online, separados por trilha de aprendizagem e monitorados remotamente;
pesquisas online através de trilhas de onboarding que permitem captar percepções do novo profissional em relação à sua jornada.
Com ferramentas como essas, profissionais de RH conseguem acompanhar os novos colaboradores e criar um canal direto de comunicação.
Aprendizagem corporativa
Imagine que você digitalizou todos aqueles processos que mencionei até agora. Chega o momento de conectar tudo.
Plataformas de Onboarding e outros sistemas digitais permitem obter, em tempo real, indicadores de:
absenteísmo;
turnover;
investimentos em folhas de pagamento;
produtividade e qualidade;
retorno de investimento (ROI) de projetos e novas iniciativas.
É nessa hora que tudo aquilo que você aprendeu pode ser colocado em prática. Com disponibilidade de tempo e indicadores na palma da mão, é possível mapear problemas e soluções.
A revolução começa aos poucos
Mesmo sabendo de todas essas possibilidades, a adoção de novas tecnologias nem sempre é fácil.
Por isso, nossa recomendação é que você comece aos poucos. Cada processo que você otimiza através da tecnologia, surgem novas informações que pavimentam o caminho dos projetos maiores.
Entendeu como a tecnologia reinventa o RH?
Se você gostou do artigo, não deixe de compartilhar com seus colegas de trabalho e comentar aqui embaixo!
A Hrestart oferece uma plataforma completamente digital para Admissão e Onboarding de seus colaboradores.
Se você ficou interessado, clique aqui e agende um cafezinho virtual. Te contaremos tudo sobre nossa plataforma e como podemos te ajudar :)
Comments