top of page
  • Foto do escritorhrestart

4 dicas para um onboarding digital acolhedor

Atualizado: 14 de nov. de 2021



Os primeiros dias em uma empresa nunca são fáceis. Processos e pessoas desconhecidas, vontade de "mostrar serviço", muitas dúvidas. Agora imagina tudo isso se você está trabalhando remotamente!


Muitas empresas estão sendo obrigadas a rever todo o seu processo de onboarding de novos profissionais (as que tem processo, outras nem isso...) em um cenário de home office para grande parte do time. E como engajar os novos profissionais nesse cenário? Como fazê-los "vestir a camisa" da empresa trabalhando de casa?


Seguem abaixo 4 dicas de como fazer o onboarding da sua empresa de forma totalmente digital, e ainda assim acolhedor!


Crie vídeos de boas vindas

Quando alguém inicia na sua empresa, remoto ou não, quer se sentir acolhido(a). E como não dá para dar aquele abraço de boas vindas ou chamar para um café, então capriche nos vídeos!


Vídeos são bem mais eficientes para demonstrar carinho do que textos. Que tal um vídeo com toda a equipe ou então do próprio CEO dando as boas vindas? Não precisa de uma super produção, é só pegar o celular e gravar ;)


Mas como gravar um vídeo de toda a equipe se estão todos em casa? A dica é cada membro do time gravar um vídeo curto, de até 10 segundos, e alguém receber todos os vídeos e consolidá-los em um único vídeo. Dá pra fazer essa edição no próprio celular com apps gratuitos: se você tem um iPhone pode usar o aplicativo iMovie ou Clips, e se tem Android pode usar o InShot ou o FilmoraGo.


Defina um anjo

Anjo é aquele que acompanha o colaborador nos seus primeiros meses na empresa, aquele a quem o profissional recorre quando tem alguma dúvida. Resumindo, é um anjo :)


O anjo pode ser um colega de equipe, o gestor direto, alguém de RH...o importante é que ele ou ela seja responsável pela boa ambientação do novo colaborador, que agende conversas para saber o que ele/ela está achando dos primeiros dias, que dê dicas, que faça esse período de adaptação ocorrer da forma mais tranquila possível.


Agende reuniões virtuais

O trabalho remoto pode ser solitário e desestimulante se você não conseguir interagir com seus colegas. Para manter o espírito de equipe e garantir que o novo colaborador se sinta parte do time é fundamental agendar reuniões virtuais com toda a equipe.


E mais uma vez o uso do vídeo é fundamental. Precisamos ver as pessoas, nos conectarmos visualmente com elas (mas não esqueça de tirar o pijama antes das reuniões…).


Aqui na Hrestart temos nossa daily meeting todo dia às 9h, e funciona muito bem.


Utilize uma plataforma de onboarding digital

Usar uma plataforma de onboarding digital ajuda RH a estruturar melhor essa etapa tão importante para os novos colaboradores. Nada de esquecer de enviar algum conteúdo para o profissional ou ter que controlar tudo em uma planilha (eu sei que você ainda controla isso no Excel...rs..).


Os profissionais podem consumir o conteúdo disponibilizado pela empresa de qualquer lugar, a seu tempo. E você ainda pode obter o feedback dos novos colaboradores através de pesquisas através da plataforma!



Você quer ajuda para implantar um onboarding digital na sua empresa? Manda uma mensagem pra gente!


bottom of page