• Gustavo Sorrentino

Turnover: 6 dicas para melhorar esse indicador

O Turnover é a alta rotatividade de colaboradores em uma empresa, ou seja, é o alto índice de desligamentos e a admissões de novos colaboradores em um curto período de tempo.

A conquista de novos talentos é importante e reter seus talentos atuais é tão importante quanto. Pelo menos é o que conta uma pesquisa recente, feita pela Deloitte, que mostra que os empregadores dos EUA gastam US $2,9 milhões por dia procurando trabalhadores substitutos, o que representa US $1,1 bilhão por ano. Segundo a mesma pesquisa, 2x o salário anual de um colaborador é o custo médio que as empresas têm para repor sua posição. Ai!

Uma remuneração justa é sim de total importância, mas, atualmente, o profissional busca mais do que isso e, se você quiser reter os melhores talentos do mercado, precisa estar atento às outras demandas de seus colaboradores. Essas demandas podem variar entre: ter uma perspectiva de carreira, ter qualidade de vida, ter uma boa relação com gestor e equipe, melhores benefícios, se sentir bem na empresa etc.

Mas não se preocupe, nós da Hrestart separamos algumas dicas que podem te ajudar a reduzir o turnover da sua empresa.

Começando pelo começo

A primeira impressão é a que fica!

Essa frase nunca foi tão verdadeira, especialmente quando falamos do início da jornada do colaborador na empresa. Após o recrutamento e seleção, é chegado o momento de apresentar para o novo colaborador tudo que foi falado no processo seletivo como: missão, visão, valores, cultura, ambiente, equipe, gestão etc. Ou seja, o pré-onboarding e o onboarding devem ser muito bem realizados, já que 86% dos profissionais decidem continuar ou não na empresa nos 6 primeiros meses. Então, entregue as informações certas, na medida certa e tenha um colaborador super engajado.

Se você quiser saber mais sobre como realizar um processo de onboarding adequado leia nosso artigo onde contamos Os segredos do Onboarding.

Benefícios

Reavaliar seu pacote de benefícios costuma ser um ás na manga para um profissional de Recursos Humanos minimizar o turnover de sua empresa. Mesmo que seus benefícios sejam abrangentes, provavelmente existem outras possibilidades fáceis de implementar que podem resultar em uma maior satisfação de seus colaboradores. Mas antes de sair mudando, que tal ouvir seus colaboradores? Pergunte se o novo benefício faz ou não sentido. Avalie também os dados de utilização dos benefícios atuais. A partir disso, busque benefícios mais atrativos para sua equipe.

Durante a pandemia vários novos benefícios foram implementados em empresas de diversos segmentos como: spa, terapia, meditação, academia online, yoga, salas de jogos virtuais entre outros. Além do novo leque de benefícios, as empresas também buscaram adequar as lideranças a um novo modelo de gestão, e também abriram a possibilidade para novas formas de trabalho como os modelos flexíveis.

Um exemplo é o home office, de forma parcial ou integral. Diversos fatores podem fazer com que o colaborador já chegue ao trabalho cansado - e até estressado - antes mesmo de o expediente começar, como engarrafamentos, atrasos e má alimentação. Com o home office, a maioria desses desgastes passam a ser evitados. Desta forma, ele ganha uma maior qualidade de vida - o que irá refletir diretamente na sua satisfação e bem estar.

Comunicação

Quem nunca passou por aquela reunião que poderia ter sido um e-mail? Pois saiba que a comunicação ineficiente consome tempo, é tediosa, frustrante e pode contribuir para picos nas taxas de rotatividade entre colaboradores. Em 2018, a Gallagher fez uma pesquisa na qual 51% dos profissionais entrevistados apontaram que melhorias na comunicação da liderança deveriam ser uma prioridade para o ano e, ainda assim, 60% das empresas não têm uma estratégia ou meta de longo prazo para melhorar sua comunicação interna.

Para além da comunicação interna, um bate-papo é sempre bem-vindo! Nem que seja perto da máquina de café, no almoço ou até mesmo por uma videochamada. Esses bate-papos permitem que você interaja com seus colaboradores em um nível mais pessoal. E é uma ótima maneira de conhecer pessoas com as quais talvez você não interaja no seu dia a dia.

Conhecer seus colaboradores como indivíduos permitirá que você se conecte melhor com eles. Seja aquele gestor gente boa que lembra dos aniversários, com o qual a equipe se sente à vontade para compartilhar suas conquistas e que é convidado para as festinhas! rs

Feedback!

Seu time se esforça diariamente para alcançar suas metas. Talvez eles tenham fechado um negócio difícil, aumentado a Receita Recorrente Mensal da empresa, concluído os objetivos da sua OKR trimestral ou tenham ido além das expectativas. Aproveite essa oportunidade para parabenizá-los pelas suas conquistas! Deixe que eles saibam que você reconhece seus esforços e o quanto isso é importante para você e sua empresa.

Mas sabemos que nem tudo são flores, às vezes o desempenho de seu colaborador está abaixo das expectativas e, por isso, se faz necessário um feedback indicando o que precisa ser melhorado. No ambiente profissional é comum a prática de dar e receber feedbacks, mas eles só serão realmente eficientes caso sejam dados ou recebidos de forma correta. Ou seja, a crítica, quando existe, deve ser construtiva, nunca para destruir a autoestima ou constranger alguém, mas sempre visando à melhoria.

Quer saber mais sobre Feedback? Clique aqui.

Trilha de Carreira

Um grande número de profissionais muda de emprego em busca de perspectivas melhores em suas carreiras. Isso porque a segurança é um aspecto buscado pela maioria das pessoas, seja física, seja financeira, seja emocional. Quando seu colaborador consegue visualizar melhor até onde ele pode ir e como ele pode chegar lá, ele tende a controlar melhor sua ansiedade pelo crescimento profissional. A implementação de uma trilha de desenvolvimento mostrará ao colaborador que ele tem um futuro na empresa: tem condições de crescer, de contribuir mais e, paralelamente, de receber retorno financeiro compatível com seu desenvolvimento.

Be My Guest!

Esse é o nome do evento que nós da Hrestart criamos para assuntos aleatórios e muita risada! Sabemos que a rotina de trabalho pode ser exaustiva e estressante, portanto, crie interações com seus colaboradores com atividades que não estão relacionadas ao que vocês fazem no trabalho. Jogos virtuais, uma roda de conversa sobre filmes, séries... vale tudo! Esse tipo de atividade aumenta o vínculo de toda a equipe e reacende o entusiasmo de seus colaboradores de ir para o trabalho, tornando o ambiente mais leve e feliz!

Quer saber mais sobre como reduzir o turnover da sua empresa e elevar colaboradores à produtividade máxima? Clique aqui e agende um cafezinho virtual com nosso time, estamos ansiosos para te ajudar!

O autor é Gustavo Sorrentino, nosso estagiário em Marketing