top of page
  • Foto do escritorhrestart

Como a Sotreq digitalizou seu RH utilizando a plataforma de Admissão Digital da Hrestart

Atualizado: 29 de jan.






A Hrestart é uma startup hrtech especializada no desenvolvimento de softwares que facilitam a vida da área de Recursos Humanos e Departamento Pessoal das empresas unindo eficiência e facilidade em um único produto que entrega experiências desde a carta oferta, admissão, benefícios, preboarding, onboarding e reboarding. Tudo isso de forma digital em um único lugar, tornando essa jornada mais leve, fluída, desburocratizada e eficiente para as empresas e seus profissionais.


Entre vários clientes satisfeitos, trouxemos a Sotreq, uma empresa que, através da nossa plataforma conseguiu digitalizar seu processo de admissão, levando mais eficiência operacional para sua rotina na área de gente, tornando seu RH mais estratégico e digital!


Para compartilhar com vocês como era o antes e depois da sua rotina, convidamos Jaqueline Modesto e Eliane Jardim, profissionais da área de Recursos Humanos da Sotreq para ter um bate papo com nosso time de sucesso sobre seus desafios na área de gente e como nossa solução de Admissão Digital ajudou a tornar seu RH mais estratégico.


Sobre a Sotreq


Com 80 anos de inovação, a Sotreq é uma empresa nacional que fornece tecnologia, maquinário, soluções e suporte ao produto altamente especializado para os segmentos de construção, mineração, energia, petróleo, marítimo, gás, florestal e agronegócio.


Tendo mais de 5.000 funcionários, a Sotreq está presente nas regiões Sudeste, Centro-Oeste, Norte e Nordeste do Brasil, somando ao todo mais de 60 filiais prontas para oferecer aos seus clientes de todos os segmentos soluções em infraestrutura para o desenvolvimento sustentável.



“Nosso RH hoje sem a Hrestart seria um retrocesso!”

Jaqueline Modesto - Profissional de RH Sotreq



Os desafios antes da Hrestart


  • Time Hrestart: Boa tarde meninas! Me contem, com o que vocês não estavam felizes no seu processo de Admissão antes da Hrestart e o que vocês sentiam que precisava mudar?


Eliane Jardim: A nossa dificuldade antes da Hrestart era ter que processar toda a admissão manualmente. Antes precisávamos fazer todo o processo de importar as informações do candidato para nosso sistema de folha de forma manual.

Jaqueline Modesto: Além disso, antes acontecia muita troca de e-mail para receber o documento por parte do candidato, agora com a plataforma conseguimos concentrar todas as informações e, caso o candidato não me mande algum documento, eu consigo rejeitar a admissão já dentro da plataforma, evitando aquele troca troca de e-mails. A Hrestart se tornou uma forma de centralizar e saber que a documentação do candidato está em um só lugar.


  • Time Hrestart: Como eram solicitados os documentos para admissão ao candidato antes da Hrestart?


Eliane: Antes era através de uma lista de documentação enviada por e-mail e o candidato ia presencialmente no dia da admissão.


  • Time Hrestart: Quanto tempo levava o processo de admissão desde o recolhimento de documentação até a assinatura do contrato?


Eliane: Quando os documentos eram solicitados por e-mail levava de 5 a 10 dias considerando o exame admissional.


Jaqueline: Às vezes perdíamos muito tempo porque precisávamos ligar para o candidato para avisar que enviamos um e-mail pedindo a documentação.


A solução com a Admissão Digital da Hrestart


  • Time Hrestart: Por que vocês buscaram uma plataforma de Admissão digital?


Jaqueline: Um dos fatores que nos levou a procurar uma parceria foi a demora que tínhamos em cadastrar a admissão. Era tudo de forma manual, ou seja, eu entrava em contato com o candidato, dizia que ia enviar um e-mail, mandava o e-mail, ele me enviava a documentação e eu pegava isso tudo e digitava no meu sistema de folha de pagamento. Com a entrada da Hrestart, a gente não precisa digitar todos os documentos do candidato e, com isso, tivemos um grande ganho no nosso processo admissional. Nós temos filiais que fazem umas 20 admissões por dia, imagine quanto tempo não ganhamos com a Hrestart já recebendo o documento e fazendo essa interface com o sistema da Sotreq já importando isso direto para minha folha. Com isso, nós ganhamos tempo para seguir com outros processos!


  • Time Hrestart: Depois da implantação da Hrestart, qual foi o ganho em tempo sentido pelas BP’s / Analistas?


Jaqueline: Eu acredito que a gente ganhou bastante dias. Hoje eu dou um prazo de 24 a 48 horas para o candidato inserir a informação dentro da plataforma. Por exemplo, eu peço para ele entregar a informação no primeiro dia e no segundo eu já sei se vou aprovar o candidato ou não. É só o tempo de eu analisar o que ele colocou ali na plataforma e se a documentação estiver toda certa eu só preciso aguardar o dia de importar a admissão para a folha. O que eu fazia antes em 5 dias, hoje eu faço em no máximo 2.


  • Time Hrestart: Quanto tempo dura o seu processo admissional hoje? (considerando apenas a Hrestart)


Elaine: Considerando o processo até a assinatura do contrato, hoje leva de 1 a 2 dias, antes levava de 5 a 10.


  • Time Hrestart: Qual a percepção dos candidatos a respeito da admissão digital? Já recebeu algum feedback positivo? Qual feedback mais te marcou?


Eliane: Eles tiveram uma percepção muito positiva! Eles alegam que a entrega da documentação é mais fácil e o processo da admissão em si é muito prático, por poderem fazer tudo de forma virtual sem a necessidade de aparecer na empresa. Antes vinham para a empresa só para assinar documentos, e às vezes tinham que voltar em outra data só para fazer a integração e hoje conseguem fazer tudo de forma online. Sem contar que o visual da plataforma é bem bacana, os candidatos não ficam com dúvidas referente ao envio da documentação.


Jaqueline: Exato, como a Eli bem colocou, a plataforma é bem didática. A Hrestart foi um ganho, tanto para nossos candidatos, quanto para a Sotreq.


  • Time Hrestart: Para você, qual o nosso diferencial?


Eliane: A Hrestart facilita muito nosso dia a dia, muito mesmo! O ganho de tempo é ABSURDO! Como a Jaque comentou, nós temos filiais que têm um número muito grande de admissões por dia, coisa que era praticamente improvável da gente conseguir fazer antes da implementação da Hrestart.


Jaqueline: Realmente, nós temos filiais que fazem 20 admissões por dia, agora você imagina 20 trocas de e-mails, a gente perdia muito tempo para conferir documentação dessa forma. Além disso tinha que imprimir, fazer dossiê… agora não, agora fazemos tudo de forma digital, eu posso ir lá, clicar e baixar todos os arquivos, fica tudo numa pasta só, tudo mais organizado, prático, fácil de achar, então assim, foi um ganho de tempo e de trabalho. Foi o que a Eli falou, hoje sem a plataforma para nos ajudar na admissão a gente iria retroceder muita coisa.


  • Time Hrestart: Que legal ouvir isso meninas! Mas me contem, além do ganho de tempo, vocês tem mais algum ponto para destacar?


Jaqueline: A agilidade do retorno de vocês sempre que a gente precisa é algo muito importante. Sempre que precisamos de suporte, a resposta de vocês, quando não é imediata, leva apenas alguns minutos. Então acho que essa relação se tornou uma parceria de verdade, não somos só um cliente e um fornecedor. Essa parceria que a Hrestart tem com a Sotreq é muito importante e acredito que é um diferencial.


  • Time Hrestart: Vocês conseguem ver o RH de vocês hoje sem a Hrestart?


Jaqueline: De jeito nenhum! (risos) seria um retrocesso!




 

Se junte a esse time e se torne também um

Case de Sucesso da Hrestart!


Torne seu RH menos operacional e mais estratégico com a plataforma de

Admissão Digital da Hrestart! Agende um cafezinho virtual com a gente, nossa equipe está pronta para bater um papo incrível com você!


 


Gustavo Sorrentino


Gustavo Sorrentino é graduando em Comunicação Social em Publicidade e Propaganda, iniciou sua carreira profissional na Hrestart como estagiário e logo se viu apaixonado pelo universo de RH e tecnologia.



71 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page